Meios de pagamento e consumidor: como essa relação influenciou a evolução do mercado?

Você concorda que a relação dinâmica entre o setor de meios de pagamento e o consumidor moldou o mercado nos últimos anos? Então, fique com a gente! Vamos trazer uma análise sobre esse cenário de constante transformação em prol de um consumidor que evoluiu com o tempo e mudou seus hábitos de consumo e exigências.

Essa relação se configura como um motor para a inovação e o desenvolvimento de soluções cada vez mais convenientes, seguras e personalizadas para o consumidor brasileiro. 

As preferências e comportamentos das diferentes gerações afetam diretamente a forma como as empresas oferecem produtos e serviços. As novas tecnologias, por sua vez, abrem um leque de possibilidades para atender às demandas e expectativas de cada público, impulsionando a criação de soluções inovadoras e disruptivas.

Neste blogpost, vamos explorar essa relação fascinante entre meios de pagamento e consumidor e como ela evoluiu ao longo dos anos. Boa leitura!  

O anos 2000 trouxeram uma mudança de comportamento marcante para o consumidor

Imagine um mundo sem cartões de crédito ou Pix. Como o seu consumidor faria as compras? Concorda que essa pergunta hoje é praticamente impossível de ser respondida? Em um passado não muito distante, boa parte da população não conseguiria pensar em andar pela rua sem as cédulas, o dinheiro físico.

Para a geração dos anos 90/00, por exemplo, o dinheiro físico e o cheque representavam mais do que simples meios de pagamento. Eram símbolo de um “relacionamento” com o dinheiro que já não existe hoje, seja pela independência e poder ao ter as notas ou assinar cautelosamente os cheques para adquirir algum bem.

Porém, com a evolução dos meios de pagamentos, o consumidor encontrou um bom “substituto” para os talões de cheque: os cartões de crédito, que passaram a oferecer maior comodidade e menor risco de fraudes.

A ascensão dos pagamentos sem contato

O dinheiro físico tem cedido espaço para soluções mais modernas e práticas. O pagamento por aproximação, por exemplo, se tornou uma realidade em diversos estabelecimentos comerciais, especialmente durante a pandemia para evitar a transmissão da Covid-19. 

Assim, houve um aumento significativo de consumidores realizando transações aproximando seus cartões ou smartphones dos terminais de pagamento. Essa tecnologia destacou algumas necessidades do cliente na época como:

  • praticidade, porque elimina a necessidade de manusear dinheiro ou digitar senhas, tornando o processo de pagamento mais rápido e fluido;
  • segurança, por diminuir o risco de fraudes e clonagem de cartões;
  • higiene, pois evita a proliferação de germes e bactérias por não precisar tocar nas notas.

Pix: a instantaneidade que conquistou o Brasil

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central do Brasil que se tornou um fenômeno em pouquíssimos anos de existência. A simplicidade, rapidez e gratuidade que o serviço traz conquistaram o público, que o utiliza para realizar diversos tipos de transações, seja no varejo ou em transferências bancárias.

Wallets: o universo dos pagamentos em um só lugar

As carteiras digitais estão se tornando cada vez mais populares, porque oferecem uma maneira prática e segura de armazenar cartões de débito, crédito e fidelidade, por exemplo. Além disso, algumas wallets também permitem realizar pagamentos por aproximação, utilizando a tecnologia NFC do smartphone. 

O que atrai os consumidores nesse caso são:

  • centralização, visto que todos os cartões de pagamento podem estar em um só lugar, facilitando o acesso e a gestão das suas finanças;
  • segurança, porque as wallets armazenam dados de forma criptografada, protegendo-os contra fraudes e acessos não autorizados.
  • praticidade que permite realizar pagamentos por aproximação.

O comportamento do consumidor no centro da transformação

Como você pôde ver, a mudança no comportamento do consumidor é o principal motor da evolução dos meios de pagamento. As novas gerações, como os millennials e a Geração Z, são nativas digitais e esperam experiências de pagamento cada vez mais convenientes, rápidas e seguras. 

Elas valorizam a praticidade, a instantaneidade e a personalização, e estão cada vez mais propensas a adotar novas tecnologias que facilitem suas vidas. Por isso, cabe aos profissionais do setor entenderem essas necessidades e expectativas para oferecer soluções inovadoras e relevantes para reter o público e atrair novos clientes.

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