As inovações nos meios de pagamentos continuam evoluindo. Nos últimos anos, diferentes funcionalidades têm surgido e tornado a experiência cada vez mais diversificada para o consumidor. A facilidade de realizar um pagamento por aproximação, por meio de um celular ou smartwatch, é um exemplo. O PIX parcelado também é uma novidade recente que já tem sido adotada em nosso país.
Você sabia que o Pix já é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil? Segundo a Federação Brasileira de Bancos, FEBRABAN, ocorreram mais de 24 bilhões de transações somente em 2022. Ou seja, a inovação está consolidada entre os brasileiros!
Acompanhando essa nova realidade, já surgiram mais novidades como o “PIX saque” e o “PIX troco”. Porém, no artigo de hoje, vamos focar no método de parcelamento. Boa leitura!
PIX parcelado: o que é e como funciona?
Em um contexto cada vez mais tecnológico e amplo em possibilidades de pagamento, o consumidor agora pode contar com essa alternativa que permite que o valor da transação PIX seja dividido em diferentes parcelas. Trata-se de uma alternativa semelhante ao que é oferecido por cartões de crédito, mas explicaremos as diferenças ainda neste artigo.
O PIX parcelado é uma funcionalidade que oferece crédito para o consumidor para que ocorra o parcelamento do valor da compra e o débito automático da conta do pagador até que haja a quitação total. Vale destacar que esse tipo de transação possui juros.
Para o vendedor, a novidade é que a instituição financeira ou a fintech que oferece o serviço se torna responsável pelo pagamento integral da compra. Ou seja, o estabelecimento recebe o valor total já quando é debitada a primeira parcela, não importa em quantas vezes o cliente dividiu a compra.
Ainda existem mais duas características sobre a funcionalidade que devem ser destacadas: em primeiro lugar, a modalidade não é obrigatória aos estabelecimentos. Além disso, diferentes instituições já oferecem o PIX parcelado, cada uma com suas regras específicas.
PIX parcelado ou cartão de crédito: qual é a melhor alternativa?
A resposta é: depende, porque existem alguns aspectos que devem ser considerados para fazer essa comparação.
O principal deles é que o PIX parcelado garante que o vendedor receba o valor completo da compra na mesma hora, enquanto no cartão a história é um pouco diferente. Normalmente, o pagamento é realizado dentro de um período de tempo, incluindo juros e taxas.
Para o consumidor, ainda há a necessidade de ter dinheiro em conta e o fato de precisar do acesso a um celular com conexão à Internet para utilizar o PIX.
Quando vale a pena usar a modalidade?
Agora que já explicamos um pouco sobre essa inovação para transações financeiras, a dúvida é: será que realmente vale a pena utilizá-la? Vamos apresentar algumas das principais vantagens a seguir. Acompanhe!
#1 – Previsibilidade financeira
O uso do PIX parcelado pode ajudar o vendedor a obter maior organização com as finanças da sua empresa, considerando que o pagamento é realizado instantaneamente de forma integral.
#2 – Maior número de vendas
Aqui podemos considerar que diversas pessoas não utilizam cartão de crédito e o parcelamento do boleto bancário não é uma realidade consolidada em muitas empresas. Por isso, pode ser uma porta de entrada para novos clientes.
#3 – Aumento do ticket médio de vendas
Com o PIX parcelado, há uma objeção a menos para aqueles que deixam de realizar transações por falta de saldo na conta. O uso dessa inovação permite que a compra seja realizada sem comprometer o orçamento total do cliente.
#4 – Risco zero para o lojista
Considerando que a instituição financeira se responsabiliza pelo pagamento e aplicação dos juros nas transações parceladas, o foco do vendedor fica ainda mais concentrado na venda.
Qual é a diferença entre o PIX parcelado e o PIX Garantido?
O Banco Central ainda não definiu quais serão as regras do parcelamento do PIX, o que significa que, por enquanto, não se trata de um meio de pagamento oficial do órgão. Por outro lado, já existem fintechs e instituições financeiras que já oferecem a modalidade.
A tendência é que o BC faça o lançamento do serviço muito em breve, atendendo o nome de PIX Garantido. Será uma linha de crédito cujo cliente poderá utilizar o meio de pagamento para realizar transações à vista ou parceladas. Ou seja, como não há a regulamentação ainda, o que as empresas fizeram foi antecipar uma funcionalidade que ainda será oficialmente apresentada.
Atualmente, as regras, taxas e juros são definidos pelas próprias instituições financeiras. Com o lançamento do PIX Garantido, especula-se que as exigências sejam mais acessíveis e vantajosas do que o modelo atual.
Entendeu como funciona o PIX parcelado e como ele pode beneficiar vendedores e lojistas de todo o Brasil? Se você quer acompanhar novidades sobre o segmento, continue acessando o nosso Blog.