Tokenização: Benefícios para Reduzir Fraudes

Tokenização meios de pagamento
29 de junho de 2022 –

Descubra as vantagens da tokenização de ativos e porque ela é considerada o futuro dos meios de pagamento

A transformação de ativos tangíveis ou intangíveis em ativos digitais já é realidade no mundo da tecnologia. Nos meios de pagamento, a tokenização visa combater fraudes, oferecer mais agilidade nas transações financeiras e adequar as instituições de pagamento à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e às normas do PCI (Payment Card Industry).

Quer saber como esse processo pode oferecer mais segurança ao seu negócio? Continue a sua leitura e descubra por que a tokenização é considerada o futuro dos meios de pagamento.

O que é tokenização?

Em princípio, a tokenização é um processo que particiona um ativo (ativo financeiro, imóveis, produtos) em unidades criptografadas (tokens). Na prática, trata-se da substituição dos dados reais desses ativos por dados ininteligíveis, de forma que a segurança de informações pessoais e dados sensíveis do usuário seja preservada.

Os tokens são registrados, armazenados e administrados por uma rede blockchain, espécie de banco de dados descentralizado. Dessa forma, a troca de informações também é feita de maneira descentralizada, o que aumenta significativamente a segurança das operações. Quando há uma tentativa de fraude, por exemplo, tudo o que os cibercriminosos conseguem visualizar são dados fragmentados e sem sentido.

No Brasil, os tokens são regulamentados pelo órgão fiscalizador do ativo que representam. Assim, se tratem de tokens mobiliários, serão regulamentados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Todavia, caso se tratem de tokens de arranjo de pagamento, serão regulamentados pelo Banco Central do Brasil – BACEN.

Benefícios da tokenização 

De acordo com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), nos últimos anos houve um aumento considerável do número de fraudes financeiras no Brasil, principalmente em transações online. Para se ter uma ideia, em 2020 cerca de 59% dos internautas foram vítimas de algum tipo de fraude, incluindo a clonagem do cartão de crédito. 

Segundo o estudo Mapa da Fraude, realizado pela consultoria Clearsale, só no primeiro semestre de 2021 foram observadas 2,6 milhões de tentativas de fraudes relacionadas a cartão de crédito, de um total de R $182 milhões de transações financeiras. Esses dados alarmantes, aliás, confirmam o medo de aproximadamente 70% dos consumidores brasileiros: a de ter o cartão clonado.

Diante desse contexto, a tokenização surge como solução para combater fraudes no cartão de crédito e em várias outras transações financeiras. Afinal, a tecnologia adiciona uma camada a mais de proteção às operações, dificultando a ação de cibercriminosos. Em via de regra, lojas físicas e e-commerces são os que mais se beneficiam com a tokenização, graças às formas de pagamento que oferecem aos seus clientes. Contudo, qualquer empresa pode desfrutar os benefícios desse processo, que incluem:

Redução de custos

Uma vez que os ativos passam a ser digitais, a redução de custos é garantida. Há economia com a emissão de títulos, dispensa da necessidade de intermediadores para que a transação seja concluída, eliminação de taxas e tarifas. E por se tratar de um processo automatizado, há também maior transparência e agilidade na troca de informações.

Segurança

Por acrescentar uma camada a mais de segurança às transações financeiras, estas se tornam menos suscetíveis aos ataques de hackers. Além disso, as informações criptografadas ficam armazenadas em uma rede segura (blockchain), que diminui consideravelmente as chances de fraudes nas operações.

Eficiência

No caso de roubo ou expiração de cartão de crédito, por exemplo, o processo de atualização de informações do produto é muito mais rápido. Com a tokenização, eles são automaticamente atualizados com os dados do novo cartão.

Divisibilidade

Outra grande vantagem da tokenização é o fracionamento de um ativo em várias partes (tokens). Isso, por sua vez, permite que cada fração de ativo seja negociada separadamente. Assim, investidores podem adquirir apenas uma fração de um ativo e lucrar com ela. Nesse caso, haverá maior oferta de investimentos no mercado, bem como maior acesso a um número maior de pessoas a eles.

Combate a fraudes

Conforme pontuamos anteriormente, 70% dos consumidores brasileiros se dizem preocupados com a possibilidade de clonagem do cartão de crédito. Evitar essa ocorrência, aliás, é mais um dos benefícios dos tokens. A tokenização do cartão de crédito cria uma máscara dos dados do cartão, evitando vazamento de informações.

A tokenização e as instituições de pagamento

A bem da verdade, todas as instituições de pagamento como bancos, emissores de moedas eletrônicas e de cartões, bandeiras de cartões, processadoras, adquirentes e subadquirentes devem investir na tokenização. 

Até mesmo porque de acordo com as normas do PCI (Payment Card Industry), essas empresas devem garantir a segurança das transações financeiras por meio da criptografia de dados. E nesse sentido, a tokenização é a alternativa mais viável para garantir que essas normas sejam cumpridas.

E no caso de e-commerces e lojas virtuais, o uso dessa tecnologia se faz ainda mais necessário. Ela reforça o sistema de segurança da empresa, oferecendo transações mais confiáveis e seguras. Além de representar uma economia aos lojistas com redução de fraudes, a tokenização também aumenta a credibilidade do cliente com a marca, gerando um diferencial competitivo ao negócio.

Cabe ainda ressaltar que os tokens armazenam as informações dos ativos em local seguro e, por isso, dispensam o uso de senhas para acesso a um sistema ou aplicativo, por exemplo. Esse recurso, aliás, já vem sendo usado por várias carteiras digitais para promover mais segurança aos seus consumidores. Portanto, podemos afirmar que a tokenização é o futuro dos meios de pagamento.

Como implementar a tokenização em sua empresa?

Pioneira no sistema de tokenização para meios de pagamento, a EcommIT está presente no mercado de tecnologia há mais de uma década desenvolvendo soluções para regulamentar e integrar diferentes tipos de negócios a diferentes normas e plataformas. Para isso, a EcommIT aloca especialistas certificados dentro das empresas, de forma que possam compreender o funcionamento diário do negócio e assim, propor soluções capazes de atender com eficiência às demandas.

Com o desenvolvimento de soluções exclusivas para as suas necessidades, as empresas ganham em produtividade e competitividade no mercado em que atuam. Portanto, se você está pretendendo tokenizar seus ativos, conte com a EcommIT como a sua grande aliada.

Garanta soluções com os principais especialistas do mercado de tokenização e expanda o sistema de segurança nos meios de pagamento dos seus clientes. Conheça os principais serviços de proteção digital da EcommIT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *